DICA DO DIA

Antes de tudo: Fora Temer!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Pai e Filha

Relação entre pai e filha é uma relação como nenhuma outra.
Acho que tem a ver com o espírito protetor deles ao verem aquela coisinha pequena nascendo, sabendo de tudo o que os homens pretendem fazer com elas assim que os peitinhos e os pentelhos aparecerem.
É provável que Freud explique melhor....
Me lembro da primeira conversa tive com meu pai quando ele tentatava me explicar a importância da camisinha dias antes do meu primeiro carnaval sozinha - em Olinda!
Ele não estava 100% errado. Olinda era mesmo um OBA OBA! Mas a filha dele não. E acho que ele nunca soube que só precisei puxar da memória aquelas constrangidas explicações anos depois.
Isso é uma coisa curiosa. A gente cria um laço com o pai que nos permite quase tudo. É um colo pra chorar, o colo pra dormir, a pessoa pra quem você quer mostrar sua primeira nota 10 e debater o que decidiu ser quando crescer. Mas você não conta que não é mais virgem, não pede sua opinião masculina sobre o que você deve ou não fazer na cama, e morre de vergonha quando ele descobre que você ficou menstruada ou que já está tomando pílula. É como se a gente deixasse de ser frágil...quase como se não precisássemos mais daquele homem forte e protetor. Tenho quase certeza de que é isso que eles sentem. E arrisco dizer que, no fundo, a gente sente a mesma coisa.
Me lembro de ter sentido as primeiras rachaduras na relação preciosa com meu pai. A primeira vez que levei um namorado pra dormir em casa. Cada primeira vez que ia dormir na casa de um novo namorado. O dia em que não quis dizer onde ia, nem com quem, e nem se voltava...
Quando me casei, uns meses antes, meu pai parecia um tio distante. Morava alí comigo, mas não me abraçava muito, não alimentava mais longas conversas no café da manhã... Um dia entendi que deve ser mesmo difícil, ver a filhota partir, ganhar rumo sozinha, não precisar mais do seu guia, ganhar um novo braço forte onde se apoiar. Aí tivemos uma conversa franca, choramos um bocado aqui e alí e ficamos bem.
Hoje fico pensando que deve ter sido um turbilhão! De repente ela tem 18 anos, de repente já transa, já não quer mais dividir a vida, ouvir conselhos, pedir cafuné. De repente você vê a sua filha solta no Mundo dos Leões do qual você a quis proteger desde a primeira vez que a pegou no colo, lá na maternidade.
E você não tem a mínima idéia de como ela se está se portando nele!!!
Passado o susto, depois que casei, as coisas voltaram ao seu lugar. A começar pela garantia de que estarei sempre aqui, na mesma casa, cuidando das minhas coisas e não avoada e encantada com a o Mundo colorido da juventude. Depois vem a maturidade que nós filhas ganhamos e a leveza que eles, pais já senhores, adquirem.
É como uma combinação perfeita! Se fosse sempre cor de rosa, ficaria chato rápido. Por isso existe a adolescência, por isso existem os tabus, por isso todo jovem é um pouco rebelde e todo pai fica um pouco careca, mesmo que seja cabeludo!  Depois vem a calmaria.... 
Agora converso com meu pai sobre quase, quase tudo. Ainda não conto com sua opinião masculina sobre a minha vida sexual, mas já se foi o pudor de guardá-la pra mim como se ela não existisse. Acho que em seus redondos 60 anos de idade, ele já acha mesmo uma caretice ficarmos fingindo que essas coisas não existem
.
Hoje acordei com um email dele. Dizia, em resumo, que não gostou do texto que postei aqui embaixo.
Pulei da cama! Vim apagar.
Ora bolas, meu pai, a minha mão de toda a vida, meu maior crítico, o que sempre me escreve lindos elogios, em quem sempre confiei, desde a maternidade. Se ele disse, está falado!
Aí reli. E ele tem toda razão. É mesmo um daqueles textos que se fossem escritos a mão e estivessem guardados em uma gaveta, um dia, numa limpa nostálgica, seria rasgado em pedaços e jogado no lixo. Não disse ao que veio, não é esperto, inteligente, curioso, não é nem divertido!
Aí lembrei dessa história toda. Da vida de filha e pai que tivemos. E de quantas coisas fiz até hoje que eu rasgaria e jogaria fora. E de quantas outras mais ele certamente preferia nunca ler a respeito. E lembrei principalmente de quantas vezes discordamos. Quantas vezes brigamos. E quantas vezes nos arrependemos.
Foi então que resolvi deixar o texto. Guardado aqui, como prova da sinceridade que temos um com o outro, do dia (entre tantos outros) em que ele correu pra me proteger, e de como finalmente, passado o furacão da rebeldia, voltamos a nos entender, conversar abertamente, e concordar.

Pai,
daqui a uns anos, ou quem sabe em alguns meses, dou um delete nesse post aqui embaixo. Por enquanto ele fica, como parte da nossa história. Te amo!

terça-feira, 29 de março de 2011

Pequenas coisas ligeiramente irritantes (pra mim...)

- chamarem a mão do destro de "direita", como se a minha fosse errada
- ter tido que ler "Helena" de Machado de Assis aos 13 anos
- conhecer gente que não tem cecê!
- Ter unha no dedo mindinho do pé
- Ter que fazer a unha do dedo mindinho do pé
- Cozinha suja
-  Homem achar que mulher perfeita não solta pum
- Terem produzido Matrix 3 (?!! )
- Árvore de Natal
- Sair de casa pra ver  árvore de Natal
- Gente que chama cachorro de filho
- Homem que usa sunga estampada
- Só venderem clips em caixa com vários
- Tudo ter diminuido de tamanho, menos as pilhas
- Amigo oculto de trabalho
- O Mundo virar de ano em dezenas de horas diferentes, e a gente ainda fazer contagem regressiva!
- Playlist de festa de casamento
- Ter que comprar frutas secas no natal
- Venderem ameixa seca com caroço (??!!)
- Eu não conseguir entender um terço das letras do João Bosco
- O João Bosco não saber cantar um terço das suas letras e improvisar tudo com "badabadubadbadau.."

Pequenas coisas que acho incrivelmente saudáveis:
- Gente que canta no carro
- Gente que dança
- Tomar banho ouvindo música
- Agir um pouco por impulso
- Ouvir João Bosco!
- Comer amendoim (Dane-se! o Blog é meu. Eu escrevo o que eu quiser!)

sexta-feira, 25 de março de 2011

O FACEBOOK

Essa manhã abri meu facebook ( Por que mesmo???!!!) e encontrei o seguinte anúncio da lateral da página:


LISTA DE AMIGOS - Diferentes turmas de amigos? Família, trabalho, escola, a galera mais próxima? Aprenda a gerenciar quem vê o que aqui no Facebook..


Os caras criam uma ferramenta focada justamente na exposição generealizada que virou moda (e acho que nunca vai deixar de ser. Já era!) nos últimos tempos. Aí depois ficam oferecendo maneiras para você filtrar melhor quem realmente deve e quem não deve saber da sua vida. Caraca, se você tem esse tipo de neura, por que diabos tem um facebook? Sai logo desse troço, fica na tua....
Aliás, podiam oferecer esse serviço na vida, né:
" Diferentes grupos de amigos, família, trabalho, galera mais próxima? Aprenda a gerenciar seu dia, lembrar dos aniversários, organizar suas atividades, cumprir suas obrigações e ainda se divertir..." - EU PAGARIA POR ISSO!!!


O facebook tem umas coisas engraçadas. Começa com aquela perguntinha da página principal "No que você está pensando agora?"
Tem dias pela manhã que sinto como se o facebook fosse quem mais se importasse com o que passa na minha cabeça (isso nos dias deprê). Na maioria das vezes acho de uma xeretisse extrema e sinto pena e raiva de quem responde. Cacete! Eu preciso mesmo saber que a Jupira "está louca para chegue o sábado", que o Agnaldo quer "muito comer uma pizza", ou que a Cibele "está triste... :  ( "

!!!!!!!!!!!


Esse povo não tem parente não? Amigo, porteiro.... comenta por aí, gente. Não precisa ficar publicando cada vez que você sente sono ou está numa TPM fudida.
Já pensou se essa moda pega extra mundo virtual? Você encontra um conhecdio na rua, pergunta "e aí, como vai?" E ele diz "Adoro a vida em dias de sol"
Gente, frases como essa você encaixa numa poesia, diz sentada na praia para seu melhor amigo, ou inclui em uma daqueles insuportáveis PPS com figuras horríveis, música zen e mensagens do bem. Mas de preferência, guarde pra você! Fale na janela da sua casa. Não publique no facebook!!!!


E tem mais. Tem as cutucadas!
"Fulano te deu uma cutucada" "Você quer cutucar fulano?"
Eu achei que era de comum opinião que CUTUCAR é uma das coisas mais desagradáveis do planeta!!! Gente que fala cutucando, gente que te cutuca do nada, cutucadinha pra chamar atenção "hein, hein.....(e cutucando...)"
Aí de repente virou cool!
Ok, vamos todos cutucar uns aos outros!
Uuhuhlll!!!!
Pelo amor de Deus, rapaziada! Essa não pode pegar na vida real! Entenderam, né?! Cutucar é chato, sempre foi e sempre será! Cutucada tem hora e lugar e normalmente inclui um casal (ou poucas pessoas), um ambiente reservado e sacanagem!!!...  Tá legal assim. Não mexe nisso!!!


A gente ficou mesmo viciado nessa rotina de expor nossos dias, as fotos, o que pensa, pra onde vai, o que quer fazer....Quando eu era adolescente eu abria a geladeira pra pensar. Hoje em dia abro o facebook. Fico lá olhando....Os pensamentos se atualizando...Beltraninho numa nova foto.....aí 2 minutos e quase nada acontece...Nunca nada interessante....pronto, "já sei o que vou fazer agora!"  Igualzinho como era com a geladeira.
Levava muita bronca na época da geladeira. "Fecha porta, minha filha. Vai gastar uma fortuna de luz!". Pelo menos nesse ponto o facebook é mais econômico. E essa inércia xeretal até tem organizado bem meus pensamentos. Hoje, por exemplo, me gerou um texto no blog.
Taí uma função onde eu marcaria Curtir


(ps: se você não entendeu metade desse texto, abra uma página no facebook. Ou não. Abra mesmo a geladeira!)

domingo, 20 de março de 2011

QUEM?!?!

Chegou aqui em casa um exemplar de carnaval da Revista QUEM. Acho que veio de brinde porque eu renovei a assinatura do jornal.
Aí fui ler a capa. A manchete principal diz assim: "IVETE SANGALO CAI NA FOLIA"
Pensei:   E.....?
Já não é isso que ela faz desde sempre?!?! A profissão da Ivete Sangalo não é exatamente cair na folia?!?!

O que aconteceu com a idéia de que as manchetes (principalmente as da capa) devem trazer uma notíca arrebatadora, nova e chocante, que faça o leitor comprar a revista desesperado para descobrir o final da história?!
O final da história "IVETE SANGALO CAI NA FOLIA" todo mundo já sabe: Ela pulou durante 5 horas em cima de um trio, mostrou as coxas saradas  e faturou alguns milhões....

Outro dia li uma assim "ARTTISTAS SE DIVERTEM NA ILHA DE CARAS". Cacilda! É uma ilha, tudo liberado, quartos de luxo, praia particular....existe outra opção além de se divertir?

Revistas de fofoca são um desastre. Mas já que existem deviam fazer o mínimo ao que se propõem: contar um "babado". No caso da Ivete não era nenhum BABADO NOVO! (Desculpem, não resisti ao trocadilho!)

quarta-feira, 16 de março de 2011

QUASE 30...

No ano passado me dei conta de que em 2011 faria 30 anos. Entrei em parafuso!
Fui parar na terapia, tive crises de ansiedade, conversas francas com a mãe, o chefe, as amigas, o porteiro....
Desabafei pro Mundo um monte de coisas esquisitas que passam pela cabeça da gente nessas horas.
Não conseguia parar de pensar nem um minuto nas minhas celulites!
Pensava em por quantos anos prometi que ia dar um jeito nelas e que de repente eu já tinha quase 30 e elas estavam, obviamente, piores!
Vieram na minha cabeça todas aquelas frases que você escuta quando tem 15 anos de idade:
"Aproveita menina, depois dos 25 o tempo voa!"
"Ser magrinha agora é fácil. Difícil é depois dos 30!"
"Minha filha, uma celulite a toa....com uma carinha jovenzinha como essa, quem vai se importar com uma celulite?"
EU JURO, NESSE MOMENTO, PARA TODOS OS QUE ESTIVEREM ME LENDO, QUE NUNCAAAAA IREI DIZER NENHUMA DESSAS FRASES PARA NENHUMA MENINA BONITINHA DE 15 ANOS.
PU-TA-QUE-PA-RIU!!!!!! ELA UM DIA VAI FAZER 30!!!! E vai se lembrar de tudo isso. As frases assustadoras e apavorantes que ficam vindo durante o sono...que voltam quando a gente se olha no espelho...e que nunca mais vão embora quando a gente finalmente engorda nas malditas gordurinhas laterais!

Bom, isso tudo foi aos 29. Uma crise antecipada! Me acabei, chorei, pirei, gastei uns 2.000 reais com produtos de pele, impliquei com o trabalho, quis mudar de cidade, quis mudar de vida, quis ter filho logo, depois não quis mais...Aí comprei umas calças maiores, umas blusas mais largas, aceitei uma catástrofe que já me era anunciada há 14 anos e tudo culminou em uma sessão de emergência no psiquiatra, 40 reais em um remédio tarja preta e uma semana de licença em casa!

Daqui a 50 dias, completo 30 anos.
Estou ótima!
Nunca me senti tão viva, tão Alice, tão franca comigo mesma, tão no eixo, tão bonita. Minhas celulites continuam lá, piores! Mas amo mais o meu trabalho, parei de pensar em filho por uns tempos e estou me divertindo às pampas descobrindo que o mundo dos adultos tem gente muito mais interessante, que ainda posso andar de kart, jogar paintball, subir no palco pra dançar, falar minhas besteiras e rir da minha boca suja...
Nunca aguardei tanto um aniversário! Nem mesmo a carteira de identidade que iria ganhar aos 18 supera esse bem estar esquisito que venho sentindo por dentro ao pensar que poderei olhar no espelho e dizer: Tenho 30 anos!
Quase uma sensação juvenil...
Olha só eu aqui: Quase 30, feliz como uma adolescente!

terça-feira, 15 de março de 2011

O QUE VAI SER DO CARNAVAL?

Ouvi dizer que a prefeitura da cidade está pensando em estratégias para minimizar o carnaval no Rio.
No meu banco de pensamentos surreais fiquei imaginando a seguinte situação:

REUNIÃO DO PREFEITO COM OS REPRESENTANTES DOS BLOCOS:

- Primeira sugestão do prefeito: limitar a quantidade de blocos  - aí eu penso: Que bosta! Em vez de 1.500 pessoas em cada bloco agora encontraremos 6.000!
- Segunda sugestão: Incentivar que no próximo ano os blocos toquem tudo menos música de carnaval. Valsa, Roberto Carlos, bolero... - aí eu penso: Irão mandar matar o prefeito!
Terceira sugestão: Retirar todos os banheiros químicos dos blocos. Mas continuar prendendo quem mijar nas ruas! - Deve ter tido um policial sacana que curtiu essa idéia...
- Quarta sugestão: Construir uns prostíbulos e oferecer fornicação gratuita durante todo o carnaval somente dentro dos estabelecimentos -  penso: Taí um jeito de fazer as ruas ficarem vazias. Mas a cidade vai ficar ainda mais cheia.
- Quinta e última sugestão: confeccionar abadás e começar a cobrar ingresso - Ótima idéia! Deu super certo na Bahia. Já viu como lá é calminho?


FIM DA REUNIÃO: O prefeito mandou comprar passagens para ele e sua família  para Paris - passarão o carnaval do ano que vem por lá.

E você?

segunda-feira, 14 de março de 2011

O grande mistério do carnaval

Todo ano no carnaval fico pensando se o mundo pirou.
Começa com a ligação de uma amiga marcando a saída para um bloquinho às 06:30 da manhã. "Porque tem que chegar cedo e a banda sai lá de Santa Teresa"
08:15 já estão todos na cerveja.
Em Santa Teresa!!!!
Eu moro no Recreio...
Lá pras tantas você avista um grupo de músculos atravessando a rua fantasiados de pintinhos. Os mesmos músculos que se recusam a usar camisa cor de rosa, blusa estampada ou a encarar qualquer ousadia o resto do ano.
Aí tem a clássica fantasia da fralda: Sempre tem um sujeito vestido de fralda geriátrica tentando dar uns beijos. Quando o meu avô usou fralda geriátrica a sua maior certeza é de que não ia conseguir mesmo mais beijar ninguém!!!
O trânsito vira  outra coisa menos trânsito, afinal trânsito vem da palavra TRANSITAR e taí uma coisa que a gente não faz entre a Lagoa e Ipanema durante o carnaval.
E tem os incríveis desfiles de escola de samba!
Ahhh, os desfiles de escola de samba....
Pergunte a um grupo de 100 pessoas aleatoriamente escolhidas na platéia do sambódromo quantas delas escutam um cd de samba nos outros dias do ano. Eu  aposto em uma resposta em torno de 10 a 15.
Pergunte a mesma coisa nos camarotes de celebridades. A resposta será positiva em 90, mas vai ser 100% mentira!
Tenho um amigo célebre (embora ele negue o status) que diz que gosta do samba porque foi criado na Baixada. Dou um desconto porque ele merece. Mas eu fui criada ao lado da Cobal e nem por isso sou chegada em feira!
-Lantejolas
-Gente suada
-Homem vestido de mulher
-7 horas para fazer Rio - Búzios
-Cerveja quente
-metrô lotado
-Aquela voz insuportável do "cantador" das notas do dia apuração - e as suas pausas que entregam a nota 10 sempre antes da hora
-Xixi em banheiro químico
-Fotos com desconhecidos
-Carro imundo de confete
-Apito na avenida
-Puxador de ala
-3 edições da revista Caras só com fotos da área vip
-Muita pança ruim de fora
-Muito decote em mulher errada
-e muita gente espremida!

É tudo incrivelmente horrível, mas fica tudo magicamente suportável!!!!
Esse é o carnaval!